No mundo da publicidade online, existem várias métricas-chave que os editores e anunciantes usam para medir o desempenho e otimizar suas estratégias. Uma dessas métricas é o RPM, ou receita por mil impressões.
O RPM mede quanto de receita um editor gera para cada mil impressões de anúncios exibidas em seu site ou aplicativo. É uma métrica importante porque pode ajudar os editores a entender a eficácia de seu inventário e tomar decisões informadas sobre posicionamento, formato e segmentação de anúncios.
O RPM permite que os publishers acompanhem e otimizem a receita, ou seja, o sustento de seus negócios.
Ao entender quanto de receita estão gerando para cada impressão de anúncio, você pode tomar decisões informadas sobre quais anúncios exibir e onde colocá-los, maximizando assim a receita e oferecendo uma melhor experiência para o usuário.
Além disso, anunciantes podem usar os dados de RPM para avaliar a eficácia de suas campanhas e fazer ajustes para melhorar o desempenho.
Ao compreender como o RPM funciona e como ele pode ser otimizado, as empresas podem aumentar a receita, melhorar a experiência do usuário e, por fim, alcançar seus objetivos de publicidade.
RPM
O RPM é uma métrica comum usada na maioria das plataformas de publicidade, como redes de anúncios e servidores de anúncios. Ele representa o custo que o anunciante pagará por cada 1.000 impressões de anúncios exibidas em um site de um editor.
Para calcular o RPM, precisamos dividir a ‘receita’ pelas ‘impressões de anúncios’ e multiplicar por 1.000 usando a fórmula abaixo.
RPM = (Receita / Impressões) x 1.000
Digamos que queiramos calcular o RPM para 18 de outubro de 2018. O site ganhou uma estimativa de $133,04 para 104.752 impressões de anúncios.
RPM = (133,04 ÷ 104.752) x 1.000
RPM = $1,27
Isso indica que, para cada 1.000 impressões de anúncios exibidas no site de um editor, eles ganham $1,27.
Do ponto de vista de um editor, essa é uma métrica boa para se observar, mas não a melhor para definir o desempenho de um site. Existe uma grande possibilidade de que, mesmo se o RPM aumentar, a receita geral do site possa ser inversamente proporcional a ele.
No entanto, como o RPM é a soma de todos os CPMs em uma página específica, ele é um bom indicador de desempenho para diferentes tipos de anúncios em uma página.
RPM de Página
A métrica RPM de página ajuda os editores a entender o desempenho de seus anúncios em um nível de página. Dessa forma, você pode identificar páginas com baixo rendimento e planejar estratégias para melhorar sua performance.
O RPM de página é a taxa que o anunciante paga por cada 1.000 impressões de anúncios visualizadas por página. Você pode calcular o RPM dividindo seus ganhos estimados pelo número de visualizações de página e depois multiplicando por 1.000.
RPM de Página = (Receita / Número de visualizações de página) x 1.000
Para entender melhor, vamos calcular o RPM da página para 22 de outubro de 2018.
Ganhos estimados = U$191,93
Visualizações de página = 419.470
RPM de Página = (191,93 ÷ 419.470) x 1.000
RPM de Página = U$0,46
Para cada 1.000 impressões nesta página específica do site do editor, eles ganharam $0,46 em receita de anúncios.
O RPM de Página é uma excelente métrica comparativa para avaliar o desempenho de várias páginas em seu site. Ele fornece uma noção do que está acontecendo com suas páginas em termos de receita em qualquer período comparável, página a página, etc.
Observe que um aumento no RPM de página resulta em um aumento na receita total do site.
RPM de Sessão
Das três métricas que abordamos aqui, o RPM de sessão é a melhor métrica de referência ao analisar o desempenho geral do site. Essa métrica mostra diretamente os ganhos com anúncios por visitante do site. Também oferece uma melhor compreensão de quais páginas de destino geram mais receita.
Para calcular o RPM de sessão, divida seus ganhos pelo número de sessões de visitantes e depois multiplique por 1.000, correspondendo a mil visitas ao site.
RPM da Sessão = (Receita / Número de sessões de anúncios) x 1.000
Digamos que queiramos calcular o RPM da Sessão para 20 de outubro de 2018. 54.403 sessões de anúncios geraram U$120,68 em ganhos estimados.
RPM da Sessão = (120,68 ÷ 54.403) x 1.000 RPM da Sessão = $2,22
Práticas recomendadas para maximizar o RPM
Siga estas práticas e nunca reclame depois disso:
1) Otimize o posicionamento e o formato do anúncio: o posicionamento e formato do anúncio são fatores críticos que podem impactar o RPM. Os editores devem experimentar diferentes posicionamentos e formatos de anúncio para encontrar as melhores combinações que geram os RPMs mais altos. Por exemplo, colocar anúncios acima da dobra, no conteúdo ou em posições fixas tende a gerar RPMs mais altos do que outros posicionamentos de anúncios. Da mesma forma, o uso de formatos de anúncio, como anúncios nativos ou anúncios em vídeo, muitas vezes pode resultar em RPMs mais altos do que os anúncios tradicionais de display.
2) Segmente o público certo: anunciantes estão dispostos a pagar mais para atingir um público altamente segmentado. Ao usar dados e análises para entender as características demográficas, interesses e comportamento do público, os editores podem otimizar seu inventário de anúncios para direcionar os usuários mais valiosos. Isso pode ajudar a aumentar as taxas de engajamento, taxas de cliques e, em última instância, os RPMs.
3) Monitore o desempenho do anúncio: editores devem monitorar regularmente o desempenho de seus anúncios e ajustar suas estratégias conforme necessário. Ao acompanhar métricas-chave, como taxas de cliques, visibilidade e taxas de engajamento, podem identificar áreas de baixo desempenho em seu inventário de anúncios e tomar medidas corretivas. Isso pode incluir a remoção de anúncios com baixa performance, experimentação com diferentes formatos e posicionamentos de anúncios e ajuste de estratégias de preços.
4) Otimize o tempo de carregamento de página: tempos de carregamento lentos podem impactar negativamente a experiência do usuário e resultar em RPMs mais baixos. Editores devem otimizar o desempenho de seus sites ou aplicativos, comprimindo imagens, minimizando redirecionamentos de página e usando uma rede de entrega de conteúdo (CDN) para fornecer conteúdo mais rápido.
5) Use o header bidding: é uma técnica de publicidade programática que permite aos editores oferecer seu inventário de anúncios para várias trocas de anúncios simultaneamente, resultando em lances mais altos e maior competição pelo espaço de anúncio. Ao implementar o header bidding, os editores podem aumentar seus RPMs e gerar mais receita com seu inventário de anúncios.
Conclusão
Cada métrica abordada aqui tem seu uso na monitorização do desempenho do site.
Se você deseja verificar o desempenho de diferentes tipos de anúncios em uma página, pode utilizar a métrica RPM. Se você deseja avaliar o desempenho do seu site ao nível de página, use o RPM de página. E se você deseja avaliar o desempenho geral do seu site, use a métrica RPM de sessão.
Com todas as métricas discutidas, o RPM de sessão é o melhor parâmetro que permite aos editores avaliar o desempenho geral de um site. Essa métrica mostra o quão bons são os ganhos com anúncios de um site por visitante.
Se você deseja levar seus ganhos com anúncios para o próximo nível, por que não deixar os especialistas ajudarem? A MonetizeMore é um parceiro certificado do Google Publisher e nossa equipe de especialistas em otimização de anúncios está pronta para ajudá-lo a maximizar sua receita com anúncios.
Cadastre-se para uma conta Starter na MonetizeMore hoje mesmo!
source https://www.monetizemore.com/blog/o-que-e-rpm/
0 Comments