Introdução

Você já ouviu isso repetidas vezes: “Adaptar-se ou morrer”. Esta é a mentalidade dos desenvolvedores de jogos quando se trata de monetização de jogos móveis atualmente, quando você está a apenas alguns segundos do próximo grande acontecimento. Existem algumas ótimas estratégias de monetização por aí, mas pode ser um desafio decidir qual formato é adequado para você.

Como parceiro de gerenciamento de anúncios, que já ajudou inúmeros editores de jogos em todo o mundo, nós separamos as melhores dicas que podem ajudá-lo a escalar sua receita publicitária enquanto mantém seus jogadores felizes simultaneamente.

Felizmente, existem algumas estratégias de monetização experimentadas e verdadeiras que podem funcionar para qualquer desenvolvedor. O truque é saber onde procurar por elas. Se você está procurando uma nova maneira de ganhar dinheiro com seu jogo, este post explica tudo isso!

Este artigo lhe dará 13 dos melhores modelos de monetização de jogos para desenvolvedores e editores de jogos e o ajudará a aprender o que funciona.

1 — Anúncios em Banner

Os anúncios em banners são provavelmente um dos tipos de unidades de anúncios mais populares nos videogames. Estes são os banners que aparecem na parte superior ou inferior da tela.

Este modelo de monetização pode ser implementado de muitas maneiras, e você pode usar cada abordagem dependendo de quanto controle você quer sobre a aparência do anúncio. Você pode adicionar imagens estáticas como banners ou animá-las com animações. Se você quiser levá-lo um passo adiante, você também pode usar os modelos de banners HTML5 que se assemelham mais ao seu jogo e que contêm objetos mais interativos.

O principal determinante de quanta receita é gerada pelos banners é sua posição na tela. É por isso que é importante experimentar diferentes tipos de posições e posicionamentos dentro de seu jogo para ver quais funcionam melhor para seu tipo de jogo e seu público-alvo. Se um jogador vê um anúncio e não se importa realmente com ele, simplesmente o ignorará; mas se chamar sua atenção, há uma boa chance de que ele acabe clicando (CTR).

2 — Anúncios Intersticiais

interstitial-game-ad

 

Os anúncios intersticiais, também conhecidos como anúncios em tela cheia, são as unidades de anúncios que ocupam a tela inteira do jogador enquanto joga. Ele consegue captar a atenção facilmente por 3-5 segundos. Os anúncios intersticiais devem ser reconhecidos antes de seguir adiante, ao contrário dos banners que se desvanecem ao longo do tempo. Como resultado, eles normalmente pagam mais, mas têm que ser apresentados da maneira correta. Por exemplo, os intersticiais devem ser colocados antes ou depois dos níveis, ou entre vidas. Eles não devem aparecer durante uma parte excitante do jogo, porque os jogadores vão se aborrecer e sair. O truque para fazer dinheiro é usar anúncios intersticiais entre níveis, ou durante os trailers para o próximo nível.

3 — Pré-Rolagem de vídeo

Os anúncios de vídeo pré-rolamento são a melhor estratégia de monetização para desenvolvedores de jogos. Pense neles como um comercial de TV em seu jogo! Os anúncios de pré-rolamento aparecem antes de um jogo ser carregado, e são comuns em jogos gratuitos porque são muito lucrativos.

Todas as empresas estão investindo muito em vídeo pré-rolamento, pois é o melhor para o reconhecimento da marca e o envolvimento do público. Mas não é só isso que ele faz bem. Com o pré-rolamento de vídeo, você pode adaptar seus anúncios segundo os interesses de seu público, aumentando a probabilidade de uma conversão de anúncios.

4 — Anúncios de Notificação

notification-ad

 

Os anúncios de notificação são uma das formas mais incômodas, mas também uma das mais eficazes de monetização. A ideia é simples: quando alguém entra em seu jogo e joga um nível, você envia uma notificação push para seu telefone (ou tablet, ou computador) que o direciona para outro lugar (normalmente, uma parede de ofertas). Eles clicam no anúncio, executam uma ação específica (como assistir a um vídeo) e ganham dinheiro para você. Se você estiver usando-o em conjunto com um jogo HTML5, ele pode ser facilmente usado para empurrar as pessoas diretamente para outros websites, onde elas poderão fazer compras sem nunca sair de seu website.

Embora eu admita que sou conhecido por apreciar um ou dois bons anúncios de notificação, estes intrusos podem ser mais que um pouco irritantes. Mesmo assim, eles são muito eficazes em captar a atenção dos usuários e direcioná-los para um objetivo monetário.

5 — Anúncio de Saída do Jogo

Um ótimo momento para mostrar um anúncio para outro jogo é exatamente quando os jogadores deixam seu jogo.

Muitas vezes não podemos controlar onde nossos jogadores estão quando eles jogam nossos jogos. Eles podem estar em um dispositivo móvel e querer checar Facebook ou Twitter rapidamente, ou podem estar em um computador e querer pesquisar algo no Google. De qualquer forma, ao mostrar ao seu jogador um anúncio para outro jogo no momento em que ele está prestes a sair, você está capitalizando em seu estado mais vulnerável: logo após eles terem terminado de jogar um de seus jogos.

Eles acabaram de jogar seu jogo, então têm um sentimento positivo em relação a ele e a você como desenvolvedor. Seus anúncios estarão frescos em suas mentes, e eles terão muito mais probabilidade de clicar neles do que o normal. Mesmo que eles não estejam imediatamente interessados em nenhum de seus anúncios, eles se lembrarão que você elaborou aquele grande jogo que eles jogaram e que você tem outros jogos legais também. Você ficará em suas mentes e continuará recebendo cliques, que equivalem à receita para você!

6 — Anúncio de Jogo Patrocinado

sponsor-game-ad

Os anúncios de jogos patrocinados envolvem promoções comerciais com outros desenvolvedores de jogos para que ambas as partes se beneficiem, obtenham mais usuários e ganhem mais dinheiro.  Uma opção “Mais jogos” na tela do menu que mostra jogos patrocinados ou jogos de parceiros é um grande trunfo e nem mesmo parece um anúncio.

Você poderia incluir jogos patrocinados ou jogos de parceiros em sua própria tela de menu e ser pago por clique neles. Eles podem não ser tão populares quanto suas outras opções, mas ainda é uma oportunidade de ganhar algum dinheiro extra em cima de todos os anúncios que você está veiculando de outros lugares.

Quando adiciona jogos patrocinados ao seu aplicativo ou website, você normalmente está ganhando dinheiro com base no “CPI”. Isto significa “custo por instalação” e significa que para cada pessoa que clica no anúncio e instala o jogo, você ganhou uma certa quantia de dinheiro.

7 — Ofertas/ Cupons de Afiliação

Uma oferta afiliada é quando alguém possui um produto ou serviço, e você consegue que seu usuário compre seu produto ou serviço e ganhe uma comissão. As ofertas de afiliados funcionam muito bem quando são altamente direcionadas. Digamos que seu jogo é um jogo de simulação de guerra e sua oferta de afiliado é para algo muito semelhante, é provavelmente um bom ajuste. Se você faz um jogo de aprendizagem, e suas ofertas de afiliados são para produtos educacionais, provavelmente um bom ajuste. Você entendeu a ideia. Muitas vezes estas ofertas também podem ser apresentadas na forma de cupons, assim, por exemplo, seu usuário pode obter um mês de teste gratuito da Netflix usando seu código de promoção. Isso lhes dá uma recompensa, você recebe uma comissão, e todos ganham.

8 — Compras no jogo

As compras no jogo são um dos modelos de negócios mais populares a emergir do espaço de jogo. Os jogos “Free to play” (F2P) oferecem uma experiência de jogo que pode ser baixada gratuitamente, então você tem a opção de comprar itens ou experiências no jogo. Embora este modelo já exista há algum tempo, ele está crescendo em popularidade. Os jogos F2P se tornaram tão populares que estão sendo usados até mesmo como ferramentas de marketing para outros produtos.

A seguir estão algumas opções populares de compra no jogo:

Moeda no jogo: Usar uma moeda genérica dentro de seu jogo, e manter separadas as moedas compráveis com as quais seus jogadores podem comprar os itens mais procurados, é uma opção fácil.

 

Consumíveis: Isto é como uma assinatura de compra no jogo, mas é uma ótima tática para ganhar dinheiro consistentemente.

 

Itens de feriado: Itens de feriado se esgotam loucamente durante os dias do quarto trimestre como Halloween, Black Friday, Natal, etc. Eles aproveitam a FOMO em seus jogadores, seduzindo-os a comprá-los antes que a temporada de feriados termine.

 

Recompensas variáveis: Recompensas aleatórias aumentam o desejo de adquiri-las 10 vezes mais. É por isso que as recompensas variáveis são mais viciantes do que qualquer outro tipo de recompensa em jogos.

 

Personagens desbloqueáveis: A menos que você esteja dormindo sob uma pedra, todos sabemos o que são personagens desbloqueáveis, e como os jogadores desesperados conseguem desbloquear um certo personagem disposto a gastar muito dinheiro por isso. Você pode acrescentar a este efeito dando a outros personagens uma aparência, sensação, talento ou vibração diferente. Para a instância: Cyberpunk, Pubg, etc.

 

Personalização: Os jogadores normalmente pagam mais para reduzir o tempo que leva para atualizar suas habilidades e personalizar seus personagens na maioria dos jogos. Tudo depende do gênero a que seu jogo pertence.

 

Vidas extras: Proporcionar a um jogador uma reviravolta ou vida extra quando ele falha e tem que começar de novo é uma ótima ideia para jogos que utilizam reviravoltas ou vidas. Um modelo de jogo livre depende da compra certa na hora certa, e isto definitivamente se encaixa nessa situação.

 

Estoque de Edição Limitada: Muitos jogadores estão dispostos a comprar itens digitais de edição limitada para ganhar vantagem sobre seus concorrentes e ter melhor aparência. A escassez cria o FOMO, que os faz querer comprá-lo antes que ele desapareça, aumentando assim a demanda e vendendo em simultâneo.

9 — Complementos

Você quer vender complementos? Essa é uma ótima ideia porque é uma estratégia que funciona bem na indústria de jogos. Por exemplo, após comprar o jogo, você pode comprar pacotes de expansão para desbloquear ainda mais aventura fora do jogo. Este também é um dos modelos mais utilizados em jogos móveis, e também é muito lucrativo. Existem diferentes tipos de complementos: pacotes de expansão, personagens, armas, novas missões, etc.

Primeiro de tudo, você precisa ter certeza de que seus usuários são realmente viciados em seu jogo. Uma vez que estão, eles estão mais dispostos a comprar um add-on, porque sabem que terão mais com isso.

10 — Assinaturas

assinaturas

Quando seus jogos são jogados de forma consistente e retêm uma grande quantidade de jogadores, pode ser o momento de considerar um modelo baseado em assinatura.

Se seu jogo tem números excepcionais de retenção e os jogadores o adoram, as assinaturas podem ser uma maneira muito eficaz de ganhar dinheiro. Isto é ideal para MMOs ou jogos com atualizações consistentes e conteúdo novo. Estes jogos são suportados pelo modelo de receita por assinatura.

Um bom exemplo é o Clash of Clans, que oferece três tipos diferentes de assinaturas: $4,99 por semana para acesso total (sem anúncios), $14,99 por mês para acesso total (sem anúncios), e $29,99 por mês para jogo sem anúncios, mais 30 pedras preciosas por dia. Isso já é suficiente para que alguém fique viciado na jogabilidade viciante do Clash Royale e os faça questionar por que não usam o telefone com mais frequência.

11 — Paredes de pagamento

Você poderia tentar usar um método de pay-wall, onde os usuários podem usar o jogo de graça por um certo período e depois disso, eles precisam pagar para continuar jogando o jogo. Por exemplo, Boom Beach e Clash of Clans usam este método, com jogadores capazes de jogar gratuitamente como quiserem, mas tendo que pagar se quiserem acessar todas as partes do jogo. Este método tem algumas grandes vantagens sobre os anúncios: não há pop-ups irritantes ou qualquer outra coisa para distrair-se de jogar o jogo. Os pay-walls também permitem que você construa uma base de usuários antes de pedir dinheiro a todos.

Se você olhar para ele do ponto de vista de um jogador, provavelmente concordará que se realmente gosta de jogar um jogo, estará provavelmente disposto a pagar algo extra para poder continuar desfrutando-o.

12 — Conteúdo adicional pago

Conteúdo adicional pago é a forma mais comum de monetização pós-lançamento e inclui qualquer tipo de conteúdo adicional que você possa adicionar ao seu jogo uma vez que o produto principal tenha sido lançado, desde enredos e personagens pagos a novas armas, equipamentos ou outros tipos de itens dentro do jogo nos quais os jogadores possam gastar dinheiro real.

Por exemplo, digamos que você esteja trabalhando em um jogo chamado Epic Quest. Quando Epic Quest é lançado, ele tem um enredo básico que leva o jogador do nível 1 ao nível 20. Uma vez que o jogo esteja lá fora no mundo e as pessoas o estejam jogando, sua equipe pode decidir que você quer lançar mais quatro enredos para compra. Estes novos enredos seriam lançados como DLC (conteúdo para download) por $5 cada.

Desta forma, os desenvolvedores obtêm receitas contínuas — em vez de ganhar todo o seu dinheiro de uma só vez, como fariam com uma venda inicial.

13 — Conteúdo Episódico Pago 

Os jogos episódicos são como uma mídia baseada em episódios; você vende o jogo em pedaços. Em vez de um jogo de 50 dólares, você vende 10 episódios a 5 dólares cada. Isto funciona muito bem para jogos de história e aventura que têm uma retenção muito alta. Em vez de vender o jogo inteiro por 50 dólares adiantados, você pode obter muito mais vendas se construir a antecipação lançando episódios um de cada vez com uma ou duas semanas entre eles. Mas tenha cuidado: se você tornar o primeiro episódio muito curto, ele pode não prender as pessoas na compra de todos os outros (mas ainda assim provavelmente levará a muito mais vendas do que se elas tivessem que comprar tudo adiantado).

A estrutura deste modelo também funciona bem para dispositivos móveis. As pessoas têm menor capacidade de atenção, sendo mais difícil segurar os clientes quando eles estão jogando em um telefone ou tablet. Ao vender seu jogo em pequenos pedaços, você pode reter melhor os usuários ao longo do tempo e, ao mesmo tempo, garantir que eles não se esqueçam do que está acontecendo em sua história entre episódios.

Finalizando

É importante notar que você não precisa limitar seu jogo a um método de geração de receita, e você deve testar diferentes opções até encontrar o que funciona melhor.

Com tantas estratégias listadas aqui, deixe-nos saber quais são as suas favoritas. Há algumas que dependem do tipo de jogo que você criou, mas a maioria poderia funcionar para qualquer jogo. O segredo é encontrar aquele que melhor se adapta ao seu jogo e ajuda a ganhar mais dinheiro com menos esforço. Escolha uma estratégia e a implemente de maneira ideal que corresponda a seus objetivos, seu jogo e o crescimento do usuário.

Independentemente da abordagem escolhida, é fundamental garantir que os objetivos e as principais exigências do jogo não sejam sacrificados em favor da maximização dos lucros.

Você pode facilitar e economizar tempo, deixando-nos cuidar do aspecto da monetização para que você possa se concentrar mais no desenvolvimento do jogo.

Você está pronto para dimensionar sua receita de aplicativos de jogos? Inscreva-se hoje mesmo!



source https://www.monetizemore.com/monetizacao-de-jogos/